A imagem mostra um homem branco, calvo, com barba ruiva, sentado em uma cadeira. Ele usa óculos de grau, veste uma camisa azul e está com uma expressão pensativa. Ao fundo está um quadro com gráficos azuis.

Máquina de gelo industrial: como utilizá-la na sua empresa

Muito além de manter bebidas resfriadas e conservar alimentos, as máquinas de gelo podem ser utilizadas nos mais diversos ramos da indústria, como em panificadoras, frigoríficos e até na construção civil!

Quer saber um pouco mais sobre essas utilizações e como o gelo pode aumentar os lucros da sua empresa? Então nos acompanhe no artigo a seguir!

Utilização profissional das máquinas de gelo

Se você chegou a este conteúdo, é bem possível que já saiba como adquirir uma máquina de gelo pode ser lucrativo para o seu negócio. A utilização profissional desses equipamentos faz com que você não precise mais de fornecedores e garanta a total qualidade do seu gelo.

E isso vale para os mais diversos ramos: do alimentício até a construção civil. Abaixo, nós explicamos melhor sobre algumas dessas utilizações.

Panificadoras

Panificadoras e padarias garantem que terão produtos muito mais saborosos ao adquirir uma máquina de gelo. Isso se deve ao fato de que a temperatura alta pode ser uma vilã para a fermentação de pães e massas em geral.

Vamos explicar melhor: quando a mistura do pão entra na massadeira (equipamento semelhante a uma batedeira, mas com potência muito mais alta) passa por uma rotação constante e, assim, a temperatura da massa aumenta aos poucos. Com esse aquecimento, a fermentação ocorre mais rapidamente e faz com que o pão não cresça. Mas tudo muda quando o gelo é adicionado a essa mistura: ele controla a temperatura e garante que a fermentação não se adiante, ou seja: o pão vai ficar fofinho e com mais qualidade.

Nesses casos, o gelo mais utilizado é o em escama. Mas lembre-se: ele precisa ser totalmente potável, e você só pode garantir isso com uma máquina de qualidade. Mais adiante falaremos sobre o tema, não se preocupe.

Para saber mais sobre o gelo para panificadoras, leia o artigo: Como o gelo influencia na sua panificadora?

Peixarias

Peixarias, pescadores e supermercados com um setor de pescados grande, esses são os principais consumidores das fábricas de gelo. Mas aí levantamos o questionamento: por que depender de um fornecedor se você pode suprir sua demanda com uma máquina própria?

Investindo em um equipamento profissional você gasta menos no quilo de gelo, garante estoque contínuo (até em épocas de grande demanda, como o verão), e ainda tem certeza de que o produto será totalmente potável e não vai interferir na qualidade do seu pescado.

O gelo mais indicado para as peixarias é o em escama/flocos, que ajuda a preservar o sabor natural, impede a ação de bactérias e mantém o frescor do pescado. Dica importante: fique longe do gelo que contém sal na composição, pois ele muda o sabor do peixe.

Leia mais sobre o tema nesse artigo: Invista na boa conservação do seu pescado

Fábrica de embutidos

Você sabia que o gelo compõe até 10% da receita dos embutidos? A utilização é feita de forma semelhante ao uso em panificadoras: ajuda a manter a temperatura baixa na etapa de emulsificação.

Para uma mistura perfeita com a carne, você pode utilizar o gelo em flocos, que é uma espécie de escama menor e mais quebradiça.

Frigoríficos

O gelo é essencial para manter a maciez dos frangos nos frigoríficos. O produto é utilizado na etapa de resfriamento, sempre misturado à água, e ajuda a manter a carne suculenta.

Para essa função, os frigoríficos podem investir nas máquinas de gelo em escama, que é o mais indicado para esse fim. Com esse investimento, é possível melhorar a qualidade dos frangos que chegam aos supermercados e evitar o gasto excessivo com fornecedores de gelo.  

Construção civil

Até agora só falamos de alimentos, mas pode acreditar: o gelo também é amplamente utilizado na construção civil! Ele é utilizado principalmente para o que os engenheiros chamam de “concreto resfriado”.

Grandes obras (barragens, hidrelétricas…), blocos e fundações contém grande quantidade de concreto em suas estruturas. Desta forma, é preciso evitar as tensões térmicas que causam fissuras e podem reduzir a vida útil das obras. E é aí que entra o gelo: ele ajuda a controlar a temperatura, aumentando o tempo de trabalhabilidade e a resistência à compressão.

Assim, as empresas que atuam na construção civil podem melhorar a qualidade de suas construções, garantindo segurança e ainda reduzindo custos a longo prazo.

Comércio de gelo

Por fim, mas não menos importante, outro ramo que se beneficia (e muito) da aquisição de máquinas de gelo é o, vejam só, geleiro. Essas são empresas que produzem o produto com fim puramente comercial, para atuar como fornecedores de outros negócios ou vender ao consumidor final.

A escolha do melhor equipamento varia de acordo com o público-alvo. Quando for B2B (business to business, ou empresa para empresa), as máquinas de gelo em escama ou em flocos, podem ser boas opções. Já quando o foco for em B2C (business to consumer, ou empresa para consumidor), a máquina de gelo em tubo pode ser mais indicada – isso sem contar a câmara fria e a embaladora.

E, claro, a qualidade do maquinário interfere diretamente nos resultados da fábrica de gelo. Mas vamos falar sobre isso a seguir.

Fique atento na hora de comprar a sua máquina de gelo

Se você já está no processo de compra da sua máquina de gelo profissional, deve ter percebido que existem muitas opções no mercado. Por isso trouxemos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa empreitada!

Desconfie de máquinas de gelo com preço muito baixo: opções importadas (especialmente da China) ou de empresas com menos renome podem ser bem baratas e tentadoras para quem está entrando no ramo geleiro. Mas o barato pode sair caro, afinal, esses equipamentos costumam apresentar defeitos em curto prazo e as peças são difíceis de repor.

Leia as linhas miúdas e especificações do equipamento: sabe aquela máquina que promete te entregar duas toneladas de gelo por dia? Pode ser que ela só entregue esse resultado quando você utilizar água fria, abaixo de 18 ºC. Ou seja, se utilizar água de caixas ou direto do sistema urbano, a sua produção diária de gelo vai ser muito, mas muito menor. Em geral, informações como essa ficam descritas nas letras miúdas, então sempre se atente a essas especificações.

Compare sempre: esse é um investimento importante, e ninguém quer jogar dinheiro fora, correto? Então sempre compare as empresas que vendem máquinas de gelo, com perguntas como:

– O equipamento pode ser financiado por programas de incentivo do governo?

– Quais benefícios a máquina fornece?

– Qual a taxa de manutenção do equipamento? Ela tem assistência técnica especializada?

– A empresa fornece garantia? Há quanto tempo ela atua no mercado?

Depois de comparar, nós temos certeza que você vai de Calabria! As nossas máquinas são totalmente projetadas no Brasil, sempre utilizando as principais inovações do mercado e peças de renome. Com isso, apresentamos taxa de conserto baixíssima e clientes muito satisfeitos. Nada mais natural, afinal, são 50 anos de experiência no ramo.

Não aposte na sorte, vai de Calabria!

Banner CTA
X