Em tempos mais longínquos, em que não contávamos com a energia elétrica e outras tecnologias, o frio era o método mais utilizado para a conservação dos alimentos. Esse é um cuidado que se mantém até a atualidade, especialmente quando falamos de frutos do mar ou pescados em geral. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância do gelo na conserva e manutenção de peixes, camarão e todos os alimentos provenientes da aquicultura.
Na sequência, além de conferir muitas informações sobre esse assunto, você descobre que investir em uma fábrica de gelo é o mesmo que investir em lucros maiores para o seu negócio!
Em países de clima ameno ou frio, é muito mais fácil conservar o pescado fresco. Por outro lado, em regiões tropicais essa pode ser uma missão bastante desafiadora, mas que, ainda assim, precisa ser feita!
Afinal, o frio faz com que a ação microbiana ocorra mais devagar, evitando a deterioração do pescado. Além disso, o gelo ainda evita e/ou retarda as reações químico-enzimáticas típicas da autólise – processo em que o organismo faz a autodigestão, deteriorando óleos e gorduras naturais.
Assim, ao utilizar o gelo, você consegue manter a qualidade do seu pescado e entregar ao seu cliente um produto com mais qualidade e melhor custo-benefício!
A qualidade do gelo é essencial para a boa conservação do seu pescado! Portanto, não é qualquer gelo ou fornecedor que pode ser escolhido.
Um dos principais pontos que deve ser observado é a potabilidade, afinal, a qualidade da água é essencial para garantir um material adequado. Além disso, o melhor gelo para a conservação do seu pescado é o gelo em escama, pois esse tipo proporciona a hipotermia apropriada e duradoura necessária para esse tipo de alimento.
A quantidade de gelo interfere diretamente na qualidade do seu pescado. O ideal é utilizar 1 kg de gelo para 4 kg de peixe (desde que ele seja pequeno, como a tilápia). Para animais maiores, como o atum, a proporção pode ser de 1:1 – 1 kg de peixe para 1 kg de gelo.
Além disso, o gelo pode ser utilizado em diversas fases da conservação do pescado, desde o pré-resfriamento para manter o material fresco e com suas características naturais mantidas, bem como para prevenir o ressecamento e/ou congelá-lo.
Agora que você já sabe a importância do gelo para que seu pescado esteja sempre fresco e em boa conservação, é hora de pensar no investimento. Afinal, o que vale mais a pena: comprar o gelo de terceiros ou ter uma fabricação própria?
Fabricando seu próprio gelo, você elimina a necessidade de fornecedores, o que reduz os gastos constantes envolvidos nesse processo e, consequentemente, permite economizar um dinheiro extra, que pode ser utilizado para investir na sua própria fábrica de gelo, com o tamanho e equipamentos adequados às suas necessidades.
E quais são eles? A resposta para essa pergunta varia conforme o porte do seu negócio e a demanda.
Digamos que você tenha uma peixaria ou casa de frutos do mar: os seus clientes querem, e você sabe disso, comprar um pescado fresquinho, com qualidade garantida, certo? E para assegurar que eles consigam isso, o ideal é sim ter uma fábrica de gelo.
Afinal, com máquinas próprias você garante a qualidade do gelo, bem como a quantidade adequada de material disponível e, pensando no longo prazo, gera mais economia para sua empresa.
Agora, se você tomou a decisão acertada de investir em uma fábrica de gelo, precisa conhecer as vantagens da Calabria! Elas são muitas:
São vantagens que vão além de onde a vista alcança! Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento!